terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Emancipação Política

No ano de 1953 foram criados 19 municípios no estado de Sergipe. Entre eles estava o povoado Cumbe, pertencente a Nossa Senhora das Dores. O seu primeiro prefeito foi o Senhor Antonio Gomes de Moraes. Devido a várias interferências políticas e revoltas, o município foi oficialmente declarado no ano de 1955, mais precisamente no dia 31 de janeiro.

Possuía desde povoado a capela de São João Evangelista, onde se festeja até os dias de hoje a festa do referido padroeiro, comemorando-se no dia 27 de dezembro.
Destaca-se a fatalidade ocorrida, marcando definitivamente a emancipação política de Cumbe, a morte do marchante Manoel Zacarias, assassinado por Osias (chefe político contrário).

Em homenagem ao ilustre Manoel Zacarias, a praça principal leva o seu nome: Praça Manoel Zacarias.

BRASIL – SERGIPE – CUMBE: HISTÓRIA

O conhecimento histórico sobre a evolução e autonomia da atual cidade de cumbe, está intimamente vinculada a história da cidade de N. S. das Dores. Desde 04 de outubro de 1606 o território cumbense pertence ao município de N. S. das Dores, que fora doado por sesmaria a Pedro Novais Sampaio, Pelo Capitão-mor Nicolau Felipe de vasconcelos.

Após a criação do Município de N. S. das Dores, outrora, através da Resoluçào Provincial número 555, de 11 de junho de 1859, o Cumbe fora elevado de povoado à categoria de cidade sede do referido município.

Nos anos de 1920, na condição de povoado, o Cumbe possuia uma capela, duas escolas de ensino primário, 160 moradias e uma pequena feira realizadaaos domingos. Estrutura elevada praticamente inalterada, segundo os dados levantados pelo DEPARTAMENTO ESTADUAL DE ESTATÍSTICA Sergipe e seus municípios em 1944.

Em 25 de Novembro de 1953, conforme Lei Estadual número 525-A, foram criados 19 municípios do estado de Sergipe, entre os quais o de Cumbe.

Quanto à emanicipação política de Cumbe, quem primeiro levantou a bandeira a seu favor foi o deputado estadual (UDN) fazendeiro e líder político do povoado Cajueiro em N. S. das Dores, Cloves de Faro Rollemberg, apoiado por Leandro Maciel e boa parte dos moradores do município.

O município de Cumbe foi instalado no dia 31 de Janeiro de 1955.

Localizado no agreste sergipano, com uma área de 146,9 Km2, distante a 90 Km da capital do Estado, a cidade limita-se ao norte com as cidades de Gracho Cardoso e Feira Nova, ao sul com N. S. das Dores, a leste com a cidade de Capela e ao oeste Aquidabã.

As principais atividades básicas estão relacionadas a Agricultura e Pecuária, sem técnica avançada a cultura agricola se destacapela produção do milho, feijão, mandioca e fava, prejudicada muitas vezes pela escassez de chuvas.

Cidade de Clima ameno, banhada pelas águas do rio japaratuba, com uma altitude de 150m. O aspecto urbano da cidade é marcado pelas ruas pavimentadas.

Fonte: CityBrazil.com

 Cumbe - Clima

Conhecida como a primeira cidade do sertão, podemos perceber climas diferenciados no nosso território. Destaque para a região dos povoados Aroeira, Tanque-do-meio, Cascavel e Jaboticaba, estes estão localizados ao noroeste da sede cidade, em direção ao Alto-Sertão, a seca sempre chega primeiro a esses povoados.

Os índices pluviométricos estão em torno de 800 mililitros por ano, um índice razoável, mas ainda pouco para uma vida tranquila.

Clique aqui: Previsão do Tempo On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário